segunda-feira, 18 de abril de 2011

Kubik - breve biografia




KUBIK – Lançamento de novo disco em Maio 2011
_____


Breve Biografia Kubik é o projecto de música electrónica de Victor Afonso, músico da Guarda com larga experiência musical (rock, improvisação, experimental, electrónica).

A música de Kubik é um imprevisível caldeirão de cruzamentos de géneros, de fragmentação estética, de metamorfoses estilísticas, com uma forte influência do imaginário cinematográficos: manipulação electrónica, free-rock, jazz, hip-hop, ambient, world-music, metal, breakbeat, música de “cartoons”…

O percurso de Kubik conta com 13 anos de actividade: teve o reconhecimento de 4 Prémios Maqueta em 1999; foi a revelação musical para o jornal Público em 2001. Kubik conta com dois álbuns aclamados pela crítica especializada que os incluiu nas listas dos melhores discos portugueses do ano – “Oblique Musique” (2001) e “Metamorphosia” (2005).

Em Maio de 2004, o músico norte-americano Mike Patton (Faith No More, Mr. Bungle, Fantômas), apreciador da música de Kubik, convidou-o a tocar na primeira parte do concerto dos Fantômas na Aula Magna (Lisboa). Tocou ainda em diversos festivais de música electrónica internacional, Casa da Música, Teatro São Jorge, ZDB, Fnac, Parede de Coura, etc. Kubik colaborou ainda com diversos músicos (Adolfo Luxúria Canibal, Old Jerusalem, Norton, Bypass, Factor Activo, Américo Rodrigues, César Prata…) e remisturou inúmeras músicas para colectâneas nacionais e internacionais.

Compôs ainda música original para três filmes mudos (“Un Chien Andalou”, “Entr’Acte” e “A Felicidade”), bailado contemporâneo (Culturgest), teatro, exposições, curtas-metragens e performance. Depois de 6 anos de espera, Kubik vai editar o seu terceiro e aguardado álbum de originais, fechando assim a trilogia iniciada em 2001. Com o título “Psicotic Jazz Hall”, conta com edição do Teatro Municipal da Guarda e será lançado e apresentado ao vivo no próximo dia 14 de Maio, no Pequeno Auditório do TMG.

“Psicotic Jazz Hall” (título retirado de um disco do músico francês Pascal Comelade – “Psicotic Music Hall”) explora a matriz do jazz fundindo-a com o rock, a electrónica, músicas do mundo, num resultado musical mutante e sempre na procura de novos desafios criativos.

Sem comentários: