segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Kubik - Percursos musicais

Victor Afonso nasceu em 1969. Iniciou os estudos musicais aos 10 anos de idade, estudando guitarra clássica e piano. Após várias passagens por grupos musicais efémeros, funda o grupo de rock alternativo Nihil Aut Mors, em 1987. Este projecto tocou ao vivo em diversas cidades portuguesas e espanholas e editou duas maquetas (“Nihil Aut Mors” e “Super”)

Em 1994 concluiu a Licenciatura em Educação Musical pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda.

Realizou ao longo dos anos workshops e acções de formação com músicos como Nuno Rebelo, Carlos Zíngaro, Günter Müller, Tim Hodgkinson, Marco Franco, Victor Nubla, Luís Desirat, Pierre Van Wauve, António Victorino de Almeida, Luís Lapa, Cristina Fernandes, etc...

Enquanto compositor e músico, compôs a banda sonora original para quatro peças de teatro de uma companhia teatral independente da Guarda – “Aquilo Teatro”, entre 1993 e 2001.

1995/96: Desenvolveu um projecto a solo designado La Sinistre Main Gauche, no qual explora as potencialidades MIDI entre o computador, sintetizadores, guitarra eléctrica e electrónica diversa.

Em Maio, 1995 Tocou na inauguração da exposição de pintura de Kim Prisu.

Em 1995 desenvolveu um projecto musical multimédia com outro guitarrista (João Paulo Trabulo) designado Exploding Trip Inevitable, dando quatro espectáculos ao vivo (Guarda, Covilhã, Viseu e Portalegre).

Colaborou durante um ano, tocando viola-baixo, com o grupo hip-hop/rap/jungle FACTOR ACTIVO, da Covilhã.

1998, colaborou com o artista plástico espanhol Domingo Sanches Blanco (Salamanca), compondo uma banda sonora original (que foi posteriormente editada em CD) apresentada ao vivo na ARCO - Feira Internacional de Arte Contemporânea de Madrid, dia 13 de Fevereiro de 1999.

Compôs a banda sonora/efeitos sonoros para um documentário sobre aldeias históricas de João Paulo Trabulo.

1999, Abril: o projecto Grozni (alter-ego de Victor Afonso) fica classificado em segundo lugar nos Prémios Maqueta 99, na categoria de “Melhor Maqueta de Dança”.

1998, Fevereiro: criação do projecto KUBIK, dentro do âmbito da música electrónica e múltiplos géneros afins.

1999, Março: Cerimónia de entrega dos “Prémios Maqueta 1999” – Kubik vencedor em 4 categorias: Prémio “Melhor Maqueta de Dança”; Prémio de Imprensa “Jornal de Notícias”; Prémio de Imprensa “Correo Galego” (Vigo) e Prémio “Musicnet”. A maqueta de KUBIK foi a segunda maqueta mais votada pelo júri - das 105 a concurso de todo o país.

2001, Março: Victor Afonso (Kubik) assina um contrato discográfico com a editora de Lisboa Sabotage.

2001, Junho: Composição de uma banda sonora original para o filme “Que Tenhas Tudo o Que Desejas”, do realizador Pedro Caldas.

2003, Março: composição da música para a exposição “A B.D. a P.B. – a Banda Desenhada a Preto e Branco”, no Paço da Cultura da Guarda.

2003, Junho: composição da banda sonora original do filme mudo “Un Chien Andalou” de Luís Buñuel e Salvador Dali – apresentação na Mediateca da Guarda, Fnac do Porto, Universidade da Covilhã, Cineclube de Guimarães e Viseu.

2004, Abril: composição e montagem sonora do trabalho “Sons a Negro – Uma Experiência Sonora na Escuridão”

2004, Setembro: faz uma remix de um tema do grupo NORTON para edição em CD de colectânea de remisturas.

2005. Outubro: compõe a banda sonora original do filme mudo “Entr’Acte” de René Clair, com acompanhamento da Orquestra de Percussão e Coro Misto da Covilhã – Encomenda do Festival de Cinema do Fundão – IMAGO

Em Agosto de 2006 é convidado pela associação “Escrita na Paisagem” (Évora) para reciclar esteticamente o filme português “João Ratão” de Jorge Brum do Canto com música original.

2006, Agosto: composição de banda sonora original da peça de teatro “O Concluio de Becket, Ionesco e Salazar contra o Jovem Autor" de Luiz de Castro estreado em Setembro 2006 no Teatro das Beiras (Covilhã)

2006-2007: Composição de música original para a coreografia/performance “INVENTÁRIO” de Joclécio Azevedo a estrear em Fevereiro de 2007 na Culturgest (Lisboa)

2006, Dezembro: trabalho de sonoplastia e composição musical para a peça “Cozinha Canibal” de Roland Topor, pela estrutura teatral “Project~ do Teatro Municipal da Guarda

2007, Outubro: composição da banda sonora original para exposição de Vik Muniz no Museu da Electricidade de Lisboa e respectivo anúncio publicitário na TV.

2008, Fevereiro: composição de música original para desfile “O Enterro e Julgamento do Galo”, Guarda.

2008, Março: remistura de música do grupo americano Cavedoll

2008, remistura de música do grupo de Macau Evade (música electrónica)

2008, Maio: composição de música original para peça de teatro infantil “Os Duendes do Lago”, TMG, Guarda.

2008, Agosto: encomenda do Festival Escrita na Paisagem para a criação de uma banda sonora original do filme “A Felicidade” (1934) de Alexander Medvedkine.

Sem comentários: